terça-feira, 9 de março de 2010

A grande Balança da Justiça


Temos nestes anos nos deparado com uma balança deveras equilibrada; podendo eu mesmo afirmar que deve inclusivé ser do melhor que existe a nivel Mundial.
Pois se bem esmiuçarmos nas leituras proferidas pelos tribunais nos depararemos com autenticas rábulas nas quais preservamos e quantificamos o valor da Vida!!!
Senão vejamos:

22 Outubro 2009

O Tribunal de Almada condenou um condutor a 2800 euros de multa por calúnia e difamação de dois agentes PSP. O caso remonta a 7 de Fevereiro de 2007, quando o referido condutor, bancário, terá feito uma manobra perigosa frente à PSP. Depois caluniou os agentes em carta ao seu comandante.

em contrapartida

14 Novembro de 2009

O veredicto judicial divide-se em duas partes: em primeiro lugar, a irmã de Carolina é punida pelos dois crimes com multa de 500 dias, à taxa de quatro euros, ou seja, dois mil euros. Valor a que se junta a indemnização cível requerida por Sérgio Bagulho, que o colectivo de juízes quantificou em quatro mil euros.

O caso está relacionado com as declarações de Ana Salgado no Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) do Porto e em órgãos de comunicação social, em 2007. Ana acusou Morgado e Bagulho de combinarem com Carolina Salgado os depoimentos desta em tribunal e ainda de a instruírem na construção do livro ‘Eu, Carolina’.

Ora, entende o tribunal que 'a grande repercussão a nível nacional' das acusações e as 'consequências na opinião pública, colocando em causa o trabalho e a imagem defendida pelos dois responsáveis', são inquestionáveis.

Tendo em conta as condições sócio-económicas de Ana (o seu agregado familiar tem um rendimento a rondar os 1600 euros) e o facto de não ter antecedentes criminais, tal levou ao valor total de seis mil euros. O advogado de Ana Salgado – que não esteve presente por motivos de saúde – diz que vai ponderar eventual recurso.

Até aqui, menos mal!!!

Ou será que não

Ora vejamos agora os Famosos deste Pais

Cinha Jardim vs Joana Lemos

Depois de cinco anos, a «guerra» entre Cinha Jardim e Joana Lemos parece ter chegado ao fim. Pelo menos nos tribunais. Aquilo que a ex-piloto pretendia ficou provado: demonstrar que Cinha e Mituxa Jardim proferiram acusações e calúnias atentatórias do seu bom-nome e que isso trouxe graves consequências à sua vida.

De acordo com a Juíza deste processo, ambas sabiam que tais afirmações, expressas na comunicação social, eram susceptíveis de ferir a honra de Joana Lemos, sendo que os termos utilizados foram excessivos e despropositados e, segundo o tribunal, causaram um rebaixamento da pessoa.

Por isso mesmo, Cinha e Mituxa foram condenadas pelo crime de difamação pela forma agravada e continuada, já que todas as expressões que utilizaram para qualificar Joana Lemos foram consideradas juízos de valor. E, como a própria juíza afirmou, não há como comprovar a veracidade de um juízo de valor. Desta forma, e apesar da ex-piloto exigir uma indemnização de 50 mil euros às arguidas, Cinha e Mituxa Jardim foram condenadas a uma indemnização cível de 4 mil euros, a dividir pelas duas.

«Começar o ano a dar dinheiro para uma acção benemérita é muito bonito. Agora só espero que a Joana cumpra o que prometeu e dê o dinheiro à fundação», começou Cinha por dizer.

«Mas claro que já estava à espera de ser condenada. Tenho plena consciência do que disse e não retiro uma única palavra. Porque se eu chamei mentirosa à Joana foi com conhecimento de causa, devido a uma amizade de 12 anos», atirou.

texto este retirado da Revista Lux afinal é uma boa revista e precisa de publicidade senão não haverá lixo para reciclar é que eu retirei da página da Internet logo não gastei neste amontoado de papel é que ainda tenho Scotex em Casa e ele arranha menos, mas voltando ao temo.

Foram diversos casos distintos em que proferidas as decisões rondam em média os 4.000 euros

Boas pois existe alguém que eu conheço e outros vários casos em que o facto das injurias se verificou havendo inclusive num dos casos duas tentativas de homicídio e para deleite de quem se deu ao trabalho de ler este texto todo a maior indemnização rondou os 4000 euros com mais uns trocos e cêntimos não sabendo até ao momento se o sniper!!!CIVIL irá pagar!:-)

Ou seja a Vida dos PSP's e GNR's vale somente 4.000 euros se sobreviverem!!!

Agora já sabem quanto custa um GNR


Sem comentários:

Enviar um comentário